Pibidianas :

Orientador do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) : Hugo Silvestre

Pibidianas ( dupla ) : Priscila Junqueira e Larissa Junqueira

Pedagogia 2012/2013

quarta-feira, 13 de março de 2013

Planejamento 06 / 03 / 2013


Escola Municipal João Luis de Oliveira
Planejamento  do dia 06 / 03 / 2013
Turmas: 3º e 4º ano – Matutino
Bolsistas: Larissa e Priscila
Quarta – feira

Aula no laboratório de Informática



Momento de Leitura: Livro literário – Lino , Autor André Neves, Ilustração André Neves; Editora: Callis - Brasil. Coleção Itaú de livros infantis. Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Criança de 8 – 11 anos.

a)     Tema: Reconto.

b)     Objetivos:
  • Desenvolver o gosto e habito de leitura;
  • Elaborar uma nova história a partir da história ouvida,
  • Promover a escrita e produção de texto,
  • Analisar a concordância e a ortografia do seu texto.

c)     Recursos didáticos: O livro literário Lino – Autor André Neves, Ilustração André Neves da coleção de livros do ITAU.  Computador e internet.

d)     Tempo necessário: Duas aulas com cada turma ( 3ª e 4ª ano )

e)     Apresentar conteúdo trabalhado:

Primeiro momento no laboratório de informática, preparar o laboratório para receber os estudantes do 3º e 4º ano, ligar e abrir nos computadores os programas que serão utilizados, abrir o processador ou editor de texto ( Word ou Writer ), abrir o programa Paint para fazer o desenho ou ilustrações da história.

Segundo momento na sala de aula, fazer leitura da história do livro literário Lino, Autor André Neves, Ilustração André Neves com boa entonação na voz, é importante expressar os sentimentos que aparece no texto durante a leitura da história como, por exemplo: medo, espanto, alegria, tristeza, humor entre outros. É fundamental ter em mãos o livro para  mostra as ilustrações para os estudantes analisar e conhecer os personagens envolvidos na história,  os alunos devem fazer a leitura visual da ilustração do respectivo livro.

Terceiro momento na sala de aula, dialogar com os estudantes sobre a história, o estudante pode expressar de forma oral sua opinião, ressaltar que as bolsistas devem questionar as crianças sobre a história, podendo também levantar algumas questões: Qual é o gênero literário dessa história? O que aconteceu com o Lino? Você acha que o final poderia ser diferente? Como seria o final da história em sua opinião? Propor outras perguntas. O objetivo dessas perguntas é fazer a interpretação do livro literário.

Quarto momento no laboratório de informática, propor que os estudantes redijam um texto que reconta a história trabalhada em sala de aula, a escrita deve ser espontânea, deixar o aluno usar sua criatividade e conhecimento para escrever seu texto. É necessário lembra-los de colocar um titulo nova para a história.

Quinto momento laboratório de informática, após fazer seu texto deve fazer uma ilustração da sua história no programa Paint.

Sexto momento Liberar os alunos para voltarem para a sala de aula, e para finalizar o nosso trabalho na escola salvar todas as atividades no Pen Drive.



Primeiro momento: Contando história

Laboratório de informática fazendo o desenho 
de um personagem do livro.
( Programa Paint )

Usando sua criatividade para fazer o desenho.
 
 Laboratório de informática produção de texto

 Desenho do Matheus 3º ano

 Desenho do Hiago 3º ano

 Desenho do Nathan 4º ano

 Desenho do Luís Felipe 4º ano

 Desenho da Ana Luiza 3º ano

 Desenho da Eduarda Letícia 4º ano


Acessa nossa página
Textos do 3º e 4º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário